top of page

A Fonte da Saúde - A Própolis - Nossa Imunidade Vital

  • melpranaum
  • 20 de fev. de 2017
  • 7 min de leitura

Pergunta, A Própolis, ou O Própolis? Resposta, A Própolis.

Significado da palavra Própolis:

Pró advérbio 1. A favor, em defesa. substantivo masculino

pó·lis (latim polis, -is, do grego pólis, -eos, cidade) ‘Polis’ provém do sânscrito ‘pur’ (cidade fortificada), que se encontra no nome de Singapura (cidade dos leões).

substantivo feminino de dois números [História] Cidade independente cujo governo é exercido por cidadãos livres, na .Antiguidade grega. = CIDADE-ESTADO

Própolis = a favor das cidades independentes fortificadas, cujo o governo é exercido por cidadãos livres.

A própolis produzida pelas abelhas nativas ASF, é mais potente que as convencionais.

Cada um deve usar do seu jeito, e sentir na vida o poder da própolis de nossas Abelhas Nativas que vivem aqui no que restou da Mata Atlântica.

Seguem abaixo dados científicos.

Obs.: Não me responsabilizo pelos dados abaixo, peço que usem, e tirem suas próprias conclusões, eu posso garantir que nos imuniza e pode ser usado para tudo, e por todas pessoas de todas idades, em animais e plantas.

A Própolis é uma resina coletada pelas abelhas de exsudatos de árvores, principalmente resinas de botões florais jovens. As abelhas misturam suas enzimas, e cera a essa substância, que depois é utilizada para vedar sua moradia, protegendo de micro-organismos, e insetos.

A Própolis apresenta em sua composição química, polifenóis, flavonóides agliconas e seus derivados, possui atividades antimicrobianas, anticancerígenas e anti-HIV é capaz de induzir a APOPTOSE (morte programada) em células leucêmicas humanas.

A Própolis é encontra geralmente em estado sólido ou viscoso, tampando pequenos furos, gretas e espaços abertos que possam ser utilizados por fungos, bactérias ou insetos para invasão. Suas principais funções são, a de defesa, a higiene, a térmica, a proteção solar, acústica, e a vedação de sua morada. A Própolis em sua maioria é de cor escura, variando de acordo com a origem da resina coletada.

As abelhas depositam a própolis nas frestas e furos de sua morada, prevenindo de invasão de micro-organismos, e do frio, a própolis por possuir efeito desinfetante é sempre encontrada na entrada de sua morada, por onde as abelhas passam quando entram, para desinfetar as abelhas que estavam no ambiente externo, para que não levem para o interior de sua morada microorganismos indesejados, mantendo assim a higiene, e a saúde da comunidade. Quando um inseto chega a invadir a sua morada, ele é mobilizado e embalsamado com própolis para que não haja a decomposição do corpo, mantendo a morada imune de bactérias e microorganismos prejudiciais. Acredita-se que essa ação da própolis já era observada pelos antigos Egípcios que utilizavam Mel e Própolis para embalsamar seus mortos.

Composição da Própolis varia dependendo da região onde se encontra. Fatores como clima, tipo de vegetação, excesso ou escassez e qualidade da água podem provocar mudanças em sua composição, por isso, as quantidades dos compostos presentes são estabelecidas através da média encontrada analisando diferentes porções da própolis no Brasil.

Composição da Própolis Quantidade Composto 40-50% Resina extraída dos vegetais. 10-20% Cera que é adiciona pelas abelhas à Própolis. 20% Óleos essenciais lubrificantes. 15% Ácidos graxos, ácidos orgânicos, vitaminas e minerais. 5% Pólen 5% Materiais orgânicos como madeira, plantas, etc.

Uma análise mais específica da própolis leva ao reconhecimento de mais de 150 substâncias diferentes que a compõe, cada qual com seu grau de benefício ao ser humano.

Os benefícios da Própolis para humanidade; A própolis é muito conhecida como antibiótico natural, com propriedades terapêuticas. A cada dia, surgem novas descobertas sobre a própolis e novas indicações para vários tipos de tratamentos.

Segue suas propriedades medicinais;

Composição da Própolis.

40-50% resina e bálsamo.

10-20% Cera

20% Óleos essenciais lubrificantes.

15% Ácidos graxos, ácidos orgânicos, vitaminas e minerais.

5% Pólen

5% de várias outras substâncias

mais de 200 substâncias de benefícios, como

flavonóides, ácidos aromáticos, terpenóides, aldeídos, álcoois, ácidos alifáticos e ésteres, aminoácidos.

Benefícios da própolis:

juvenilizante,

antiestresse

Antibacteriana

Anti-Inflamatória

antibiótica

Antioxidante

antimicrobiano

Anticancerígena

Anestésica

Imunoestimulante

fungicidas,

cicatrizante,

viricidas,

broncodilatadora,

antiedemaciante,

protetora do coração,

vasos sanguíneos, do fígado,

da pele dos pacientes em tratamento de radioterapia, evitando as radiodermites.

Antibacteriana: A própolis é eficiente na destruição de uma vasta gama de bactérias nocivas ao ser humano. Sua eficácia foi comprovada em bactérias Gram positivas (Bacillus brevis, B.polymyxa, B.pumilus, B. sphaericus, B. subtilis, Cellulomonas fimi, Nocardia globerula, Leuconostoc mesenteroides, Leuconostoc mesenteroides, Staphylococcus aureus e streptococcus faecalis), e Gram negativas (Aerobacter aerogenes, Alcaligenes sp., Bordetella bronchiseptica, Escherichia coli, Proteus vulgaris, Pseudomonas aeruginosa e Serratia marcescens), Staphylococcus aureus e Sptreptococcus mutans.

As bactérias sucumbem a ação da própolis que com seu conjunto de componentes forma um antibiótico muito eficiente.

Possui como vantagem em relação a antibióticos sintetizados em laboratório o fato de as bactérias não desenvolverem resistência à própolis. Por essa sua propriedade é muito indicada no tratamento de doenças como Anginas, amidalites, faringite, laringite, gengivite, estomatites, abcesso dentário, attas, sinusites, bronquites, pneumonias, gripes, rinites, entre outras.

Antiviral: A ação antiviral da própolis é conhecida principalmente pelo seu ótimo efeito contra alguns vírus, tais como: herpes, adenovírus, coronavírus, rotavírus, etc. Por isso sua utilização também é indicada contra doenças como herpes, gripes, resfriados, conjuntivite e dores de garganta.

Antifúngica: A própolis também possui ação antifúngica comprovada sobre dermatófitos, fungos M. canis, T. rubrum, T. mentagrophytes e Scopulariopsis, além de Aspergillus flavus entre outros. Sua ação antifúngica a torna capacitada para o tratamento de problemas de couro cabeludo, micoses em geral, frieiras, a doença popularmente conhecida como pé de atleta, etc.

Anti-Inflamatória: A ação anti-inflamatória da própolis foi verificada com eficácia principalmente no tratamento de artrites, artroses e reumatoides. Pesquisas em laboratório chegaram a comparar a ação e eficiência da própolis à ação da substância conhecida como Diclofenaco que é utilizada no combate a diversos processos inflamatórios.

Antioxidante: A atividade antioxidante da própolis combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento do corpo humano e da mutação do material genético. A presença de compostos fenólicos em sua composição química aponta para sua eficácia como antioxidante. Muitas pesquisas ainda estão sendo realizadas nesse sentido, no entanto, sua ação preventiva ao envelhecimento celular já foi comprovada.

Anticancerígena: Alguns trabalhos desenvolvidos pelo Instituto Nacional do Câncer dos EUA apontam para atividade anticancerígena importante em alguns tipos de própolis. Os resultados obtidos na pesquisa foram ótimos, quando verificaram que a própolis foi capaz não só de inibir o crescimento de células cancerígenas quanto de destruir parcialmente as células já existentes. Estudos aprofundados estão sendo realizados nessa linha e as esperanças são muitas quanto a ação anticancerígena da própolis.

Cicatrizante e Regeneradora de Tecidos: A própolis é muito eficaz no tratamento de dermatites, feridas, úlceras e queimaduras devido a presença de flavonoides e aminoácidos em sua composição.

Anestésica: A ação anestésica da própolis a torna eficiente no combate a dores de garganta, amidalites, dores de dentes, etc. Estudos realizados com extratos etanoicos de própolis levaram a conclusão de que a sua ação anestésica é de 3 a 5 vezes superior que a da cocaína usada como anestésico na prática dental na antiga União Soviética.

Imunoestimulante: A própolis também possui efeito imunoestimulante, ou seja, estimula a produção de células produtoras de anticorpos, fortalecendo assim o sistema imunológico e aumentando a resistência a doenças e infecções.

Modo de usar a Própolis A própolis é comumente utilizada em solução alcoólica, ou seja, diluída em álcool de cereais, no entanto, existem muitas outras formas de utilizá-la. Hoje em dia, qualquer laboratório ou farmácia de manipulação é capaz de formular e produzir sabonetes, xampus e loções à base de própolis, assim como, própolis em spray, cápsulas, etc.

Obviamente que toda e qualquer utilização de substância, mesmo tratando-se de um fitoterápico, deve ser receitada e acompanhada por um responsável habilitado, no caso um médico de verdade integral que não sustenta essa indústria desumana das drogas, porém, nossa experiência de anos na produção, uso, manejo, e utilização da própolis, nos credencia a pelo menos publicar as formas mais utilizadas da própolis em solução alcoólica, e seus benefícios.

Para crianças: três a cinco gotas três vezes ao dia, diluídas em uma colher de sopa com água sem cloro "o cloro causa danos irreversíveis em nosso organismo, paralisa o cérebro, isso acontece em um período de 1 a 10 anos", água sem gás.

Para adultos: vinte e uma gotas, uma a duas vezes por semana, duas a três vezes ao dia, em casos emergenciais, diluídas em água "sem cloro" e sem gás.

A própolis pode ser misturada ao mel, o que ameniza o sabor e a torna quase imperceptível, além de proporcionar a potencialização de algumas de suas propriedades terapêuticas.

Para o tratamento de feridas e cortes o ideal é umedecer um algodão no extrato de própolis e passar levemente no local. Um pequeno ardor pode ocorrer devido principalmente ao álcool de cereais. O procedimento deve ser repetido duas ou mais vezes ao dia, deixando o ferimento tampado com gaze.

Para o tratamento de micoses deve-se pingar de 2 a 3 gotas sobre a região pelo menos 2 vezes ao dia.

Conclusão:

A própolis é uma substância natural, produzida pelas abelhas, que possui várias propriedades terapêuticas e medicinais, algumas já comprovadas e outras ainda sendo descobertas. No geral utilizamos muito pouco a própolis em nossa vida, principalmente pela falta de conhecimento dos benefícios que ela traz.

Podemos nos manter sempre saudáveis, nos imunizando e prevenindo com a própolis.

Muitas de nossas doenças, como as já citadas nesse blog poderiam ser tratadas apenas com a própolis, proporcionando solução de verdade, pois, todo remédio como diz o próprio nome é re- e é médio, toda droga de farmácia 90% de sua química nos causa efeitos colaterais, toma uma droga para dor de cabeça, e se prepare para a dor de estomago, e o seu custo x benefício é muito maior, assim como, evitando os possíveis efeitos colaterais muitas vezes apresentados pelos medicamentos sintetizados em laboratório, e vendidos em DROGA-RIAS.

A PRÓPOLIS, NOSSA IMUNIDADE VITAL.

Algumas das fontes:

Obs.: Não indico nenhuma delas, peço que usem, e tirem suas próprias conclusões.

Antivirótica Esanu et. al., Virologie, 32, 213­215, 1981;

Antiprotozoário Scheller et. al. Arzneim ­ Forsch. Drug., 30, 1847­1848, 1980; Towers et. al. Rev. Cuban Cienc. Vet., 15­19, 1990;

Bactericida e bacteriostática Focht et. al. ­ Arzneimitteln Forschung 43­II (8) 921­923, 1993;

Anestésica Ghisalberti, 1979 Paintz and Metzner, 1979;

Antiinflamatória Olinescu, Stud. Cercet. Biochim., 34, 19­25, 1991;

Antioxidante Yanishlieva & Marinova, Kharanitelnopr. Nauka, 2, 45­50, 1986;

Cicatrizante e regeneração de tecidos Stojko et. al., Arzneim ­ Forsch. Drug Rês., 28, 35­37, 1978;

Anti­sépticas e hipotensivas Ghisalbert, Bee World, 60, 59­84, 1979;

Tratamento de gengivites Magro Filho et. al., 32, 4­6, 1990;

Atividade hepatoprotetora e agente anti­úlceras Kabanov et. al., Sov. Med., 6, 92­96, 1989;

Estimuladora do sistema imunológico Manolova, et al, 1987; Moriyasu, et al, 1993; Harish, et al, 1997;

Ação inibidora na multiplicação de células tumorais Matsuno et. al. 1992; Kimoto et. al. 1995;

Comments


Consulte:
Pesquisar por palavra chave:
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.

                                                                        Abelhas Nativas do Brasil - Nossa Energia Vital                                                                                        © 2017 - Mel Prãna.

bottom of page