A Fonte da Vida. A importância das Abelhas Nativas - Essencial a nossa VIDA.
- Jânio
- 12 de mai. de 2017
- 3 min de leitura
Foto da Mombucão, a Mãe das abelhas, salva no Brasil.

Alerta do admirável sábio Albert Einstein.
As abelhas são responsáveis pela polinização, reprodução da flora, conservação dos ambientes para os animais, e essencial para a sobrevivência da raça humana e toda a vida do planeta.
As abelhas brasileiras sem ferrão são responsáveis, conforme o ecossistema, por 90% da polinização da flora. Estão amplamente distribuídas pelas regiões brasileiras devido à abrangência do clima tropical. Sua presença, inclusive até em áreas de pequeno porte, permeiam as condições de sobrevivência de vários seres vivos.
Conhecidas popularmente como abelhas sem ferrão, abelhas nativas ou indígenas, essas abelhas, possuem ferrão atrofiado.
O QUE É POLINIZAÇÃO?
A polinização é o processo que garante a produção de frutos e sementes e a reprodução de diversas plantas, sendo um dos principais mecanismos de manutenção e promoção da biodiversidade na Terra. Para que ela ocorra, entram em ação os polinizadores, que são animais como abelhas, vespas, borboletas, pássaros, pequenos mamíferos e morcegos responsáveis pela transferência do pólen entre as flores masculinas e femininas. Em alguns casos, também o vento e a chuva cumprem este processo.
É certo, que são as abelhas os agentes mais adaptados, mais eficientes e, portanto, os mais importantes no processo de polinização, havendo grande interdependência entre espécies de plantas e seus respectivos polinizadores, que podem ser únicos.
Um exemplo são as mamangabas e o maracujá. Esta abelha tem características que a fazem única no processo de polinização da flor do maracujá: seu tamanho acentuado e o movimento de vibração que só ela produz, faz com que o pólen seja derrubado, podendo ser transportado até a parte feminina da flor, fecundando-a. Sem a mamangaba, portanto, a reprodução do maracujá ficaria seriamente comprometida.
Desta íntima relação compreende-se a necessidade de proteção a todos os diversos tipos de polinizadores existentes na natureza.
As abelhas nativas ASF*, assumem um papel muito importante diante dessa situação já que se alimentam do pólen e néctar oferecidos pelas flores. Durante os voos, as abelhas, em um processo natural, realizam a polinização – transferência de um pólen de uma flor feminina para uma masculina – fundamental para a produção de sementes e frutos que garantem o desenvolvimento e sobrevivência da vegetação. A polinização cruzada é a mais importante para manter a variabilidade da vegetação. A abelha nativa tem um hábito diversificado de coleta de pólen. Ela obtém o material de várias espécies, consegue polinizar um número diversificado de flores e manter a biodiversidade do lugar onde está se alimentando.
GARANTIR A BIODIVERSIDADE E A PRODUÇÃO DE OXIGÊNIO
Cerca de 85% das plantas com flores presentes nas matas e florestas da natureza, dependem, em algum momento, dos polinizadores para se reproduzirem.
Sendo assim, as abelhas cumprem um papel imprescindível, verdadeiros “cupidos da natureza”, transportando o pólen entre as plantas, e garantindo assim a variação genética tão importante ao desenvolvimento das espécies, o equilíbrio dos ecossistemas, e a reprodução das espécies.
Nunca é demais lembrar que, ao fazerem isto, contribuem para que existam plantas suficientes para a produção de parte do oxigênio vital para toda a forma viva em nosso planeta.
A FATIA DA POLINIZAÇÃO NA AGRICULTURA MUNDIAL
Estima-se que os serviços ecossistêmicos da polinização correspondam a cerca de 10% do PIB agrícola, representando a incrível cifra superior a U$ 200 bilhões/ ano, no mundo.
O ALIMENTO QUE CHEGA À NOSSA MESA
70% de todas as culturas agrícolas dependem dos polinizadores e estima-se que 1/3 de todos os alimentos que chegam à nossa mesa tenham alguma dependência dos polinizadores para serem gerados.
Na nossa saúde, o mel da abelha sem ferrão, é Medicinal, o mel é sutil, no caso do nosso mel, as abelhas tem o pasto da mata atlântica, ervas medicinais, guaco, manjericão, poejo, capim cidró, araça, juçara açaí, gelol caiçara, camarinha, joão bolão, ingá, pitanga, acerola, laranja, melão, batata doce, batata roxa, carambola, limão, melância, abiricó, e muitas outras espécies.
O mel nos dá energia, ajuda em todo sistema de nosso corpo, o diabético pode e deve usar pois não tem sacarose, ajuda a diminuir a diabete, ajuda a melhora em queimaduras de pele, ajuda no tratamento para acabar com a catarata nos olhos, ajuda em tudo, do crescimento á energia, aumenta o apetite, nutre, ajuda na dentição, regula o intestino, aumenta a força e imunidade no sangue, regula o sistema cardíaco, deixa as veias fortes, ajuda na visão, olfato, laringe, faringe, regula os brônquios, favorece a diurese, acalma, melhora o sono,ajuda a elasticidade e vida da pele, fortalece os músculos, aumenta a resistência do organismo, é febrífuga, sedativa, e cicatrizante.
É preciso a conscientização de toda humanidade para a importância do papel das abelhas em nossas vidas, empresários e empresas que usam o agrotóxico ou transgênico, devem ir para o orgânico urgente para o seu bem e o de todos.
Breve um link sobre passo a passo para iniciar no mundo orgânico, a vida agradece.
Comments